Notícias

Seminário de Políticas Ambientais

Seminário de Políticas Ambientais

Nessa sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, no bloco 6 do Unicesumar, Maringá, o presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Goura Nataraj, realizará o Seminário de Políticas Ambientais, com palestras e debates sobre “unidades de conservação”, “recursos hídricos” e “agricultura sustentável”.
A organização é do deputado Goura e do advogado Cesar Moreno. Apoiam o evento o Unicesumar e Ingraph Digital. As palestras serão proferidas pelo extensionista rural Dr. Ricardo Silva (Emater), a Profª M.ª Luciana Siquerolo (Unicesumar) e a Profª Drª Cristhiane Okawa (UEM). O evento será encerrado com um debate.
Será fornecido certificado de 4 horas atividade.

Temas – A abertura do evento será feita pelo deputado Goura e autoridades presentes. Em seguida o Dr. Ricardo Silva falará sobre “Experiências de Preservação Ambiental e Agricultura Sustentável”.
A Profª M.ª Luciana Siquerolo (Unicesumar) fará palestra sobre “Políticas Ambientais”.
A Profª Drª Cristhiane Okawa (UEM), apresentará o tema “Diretrizes de sustentabilidade para áreas de manancial e rios urbanos”.
Ao final das palestras será realizado um debate, coordenado pelo deputado Goura. Os presentes poderão participar.

Convidados – Ricardo Silva é técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Inconfidentes (2003), graduado em Agronomia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2008). Mestre em Agronomia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente (2012) e Doutor em Agronomia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente (2017). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia. Atua como extensionista municipal na unidade da Emater de Santa Fé, no processo de assistência técnica e extensão rural das cadeias produtivas da horticultura, cafeicultura e madeira – Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) e na região de Maringá coordena o trabalho em Saneamento Ambiental dentro do Programa Microbacias. Atualmente é docente do Curso de Agronomia da Universidade Norte do Paraná (Unopar) Campus Arapongas – PR.
Luciana Veríssimo Siquerolo (Unicesumar) é Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (2017). Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de botânica aplicada, com ênfase em levantamentos florísticos e manejo Florestal, Tratamento e Potabilização de água para abastecimento público via Processos de Oxidação Avançada (POA) e Filtração Biológica.
Cristhiane Okawa é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Mestre em Engenharia Hidráulica, área de concentração: Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Paraná (1998). Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, área de concentração: Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2009); e Pós-doutora em Recursos Hídricos pela UNICAM (2019). Tem experiência na área de Hidrologia, atuando principalmente na área de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Hidrologia Urbana, Drenagem Urbana Sustentável e Análise multicriterial para auxílio à tomada de decisão. Atualmente, é Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais (mestrado em rede nacional, promovido pela Agência Nacional de Águas) da Universidade Estadual de Maringá e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da USP-São Carlos.

Contatos:
E-mail: cesarmoreno20@gmail.com
WhatsApp: (44) 9 9122 8715