Notícias

Para advogado, “previdência é o retrato do país”

Para advogado, “previdência é o retrato do país”

O advogado Rodrigo Alcalde, especialista em Direito Tributário do escritório Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Cortes, Simões Advogados, abordou o sistema previdenciário brasileiro e a reforma da Previdência. Em entrevista ao portal Migalhas, ele disse que “a Previdência e a proposta de reformá-la são um retrato do país”.

Ele avalia que atualmente, no cenário em que as pessoas têm poucos filhos, têm bastante expectativa de sobrevida e o país se encontra numa depressão, o sistema previdenciário por si só não consegue se sustentar.

Alcalde entende que, em relação ao sistema patronal, a reforma não deve trazer tantas mudanças, mas, do ponto de vista do trabalhador, há algumas alterações, como o aumento na alíquota, a questão da idade mínima para se aposentar, entre outros pontos. “Na linha do tempo, o tamanho da contribuição do empregado para o sistema vai aumentar em relação ao que ele é hoje.”

O advogado entende que, sem dúvida nenhuma, a reforma da Previdência também terá impacto sobre a desaposentação, tema de diversas demandas na Justiça, e considera que a desjudicialização da Previdência não deva ocorrer em pouco tempo, mas acredita que ela ocorrerá no futuro.

Planejamento – O advogado César Moreno, da Advocacia Moreno, alerta para a necessidade de um novo relacionamento das pessoas com o seu advogado. O planejamento previdenciário profissional, é mais um dos exemplos de áreas em que os brasileiros devem agir preventivamente, evitando problemas e dissabores futuros.

Um bom aconselhamento previdenciário, tributário e patrimonial pode auxiliar a evitar preocupações e prejuízos. A advocacia moderna passa a ter esse viés preventivo, pouco habitual para a maioria dos brasileiros.