Notícias

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Exames periódicos evitam mortes por câncer de mama, diz estudo

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) está destacando um estudo sueco que mostrou que mulheres com câncer de mama que faziam o exame de mamografia periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – em comparação àquelas sem esse costume.

A partir desse trabalho, a SBM chama a atenção para a necessidade das mulheres se submeterem à mamografia com frequência. Segundo os especialistas brasileiros, a pesquisa sueca indica que o rastreamento do tumor de mama possibilita uma detecção precoce, o que aumenta a taxa de sucesso do tratamento e evita procedimentos mais agressivos e mutiladores.

O presidente da SBM, Antonio Frasson, declara: “Embora tenha sido dada muita atenção aos potenciais danos da participação de rastreamento mamográfico regular, pouca atenção foi destinada aos danos de não fazer isso”.

A Advocacia Moreno apoia a campanha #outubrorosa e as recomendações pela prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer, que tem muito mais probabilidades de cura.